Português Inglês
Amazon Brazil Group

A Castanheira é uma árvore muito respeitada por diversas tribos indígenas da Amazônia e faz parte da cultura desse povo. A tribo indígena de Cinta larga de Aripuanã, por exemplo, narra em sua cosmologia de origem o nascimento das crianças a partir de um sopro divino no ouriço da castanheira.

A castanha-do-brasil, além dessa imensa bagagem cultural, tornou-se ainda mais valiosa por ser fonte de renda e trabalho para as comunidades no interior da floresta, que exercem um papel fundamental na conservação das florestas da região. Dessa forma a Castanha-do-Brasil não apenas é uma fonte de história e renda, mas também um meio de preservação ambiental.

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou especificações para a padronização, classificação e comercialização da castanha-do-brasil no mercado interno em 1976. As castanhas foram separadas em grupos, subgrupos, classes de tamanho e tipos.

  • 1. Coleta da castanha

    1. Coleta da castanha

    1. Coleta da castanha

    A coleta da Castanha é feita de modo diário, através dos ouriços que caem das castanheiras, pois isso diminui a possibilidade de contaminação por fungos e outros microrganismos, já que a alta umidade da floresta propicia esta proliferação em ouriços que ficam muito tempo no chão.

  • 2. Amontoamento da castanha

    2. Amontoamento da castanha

    2. Amontoamento da castanha

    Os ouriços são amontoados para posterior quebra. Muitas vezes os ouriços não são cortados no mesmo dia e por isso são deixados amontoados na floresta, mas sem contato direto com o solo, em um jirau (armação de madeira, semelhante a uma mesa de secagem).

  • 3. Pós-coleta

    3. Pós-coleta

    3. Pós-coleta

    Geralmente, o corte dos ouriços é realizado na própria floresta de modo manual, os coletores utilizam os EPIs (equipamento de proteção individual) necessários como capacetes, botas, luvas e demais proteções e realizam as quebras em sobre o chão com lonas, sacos limpos ou grandes folhas de bananeiras. As castanhas com uma coloração diferente, sinais de mofo ou ranço são descartadas.

  • 4. Lavagem e seleção da castanha

    4. Lavagem e seleção da castanha

    4. Lavagem e seleção da castanha

    As castanhas são lavadas e um nova seleção acontece, retirando-se as castanhas, podres e chochas, que boiam na superfície da água.

  • 5. Secagem das castanhas

    5. Secagem das castanhas

    5. Secagem das castanhas

    A castanha é seca naturalmente, em jiraus ou sobre pisos limpos, revolvidas com frequência para promover a aeração e acelerar a secagem. Nesta etapa também acontece outra pré-seleção, retirando as castanhas rachadas e com manchas de óleo.

  • 6. Armazenamento das castanhas

    6. Armazenamento das castanhas

    6. Armazenamento das castanhas

    Depois elas são acondicionada em sacos limpos e armazenada em barracões e paióis, até que sejam transportadas para indústria continuar o processo de beneficiamento.

  • 7. Nova secagem

    7. Nova secagem

    7. Nova secagem

    As castanhas são levadas a um secador rotativo, que pode girar por até 24 horas. Este processo possibilita a secagem e a retirada de sujidades ainda presentes no produto.

  • 8. Nova seleção

    8. Nova seleção

    8. Nova seleção

    Depois de seca, a castanha passa por uma nova seleção para a retirada daquelas que estiverem trincadas ou fora dos padrões de qualidade.

  • 9. Formação de lotes de castanha

    9. Formação de lotes de castanha

    9. Formação de lotes de castanha

    A formação de lotes identifica todos os envolvidos na produção, desde os coletores até o produto final, para garantir a identificação de qualquer problema na cadeia produtiva.

  • 10. Caldeira

    10. Caldeira

    10. Caldeira

    Para possibilitar a retirada de sua casca é necessário realizar o processo de cozimento da castanha, dessa forma a amêndoa se solta da casca e facilitar na etapa da quebra da mesma.

  • 11. Quebra da castanha

    11. Quebra da castanha

    11. Quebra da castanha

    Ela pode ser feita forma mecânica, mas também é feita com equipamentos automáticos para tirar a casca da castanha e preservar amêndoas.

  • 12. Seleção da Castanha

    12. Seleção da Castanha

    12. Seleção da Castanha

    Na seleção, elas são separadas de acordo com o tamanho e forma (inteiras ou quebradas), dentro dos padrões exigidos pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

  • 13. Desidratação das castanhas

    13. Desidratação das castanhas

    13. Desidratação das castanhas

    Aqui, as castanhas ficam cerca de 16 horas no forno para retirar a umidade e ficam crocantes e já estão prontas para o consumo.

  • 14. Armazenamento para a comercialização

    14. Armazenamento para a comercialização

    14. Armazenamento para a comercialização

    Para manter as propriedade nutricionais e o frescor dos produtos, eles são embalados a vácuo no padrão de 20 kg.